quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Rádio Faced bombando!!! - Relatório da Reunião de 17/02/2009

A reunião teve início às 15:22. Estavam presentes Géssica, Sérgio, Anderson, Washington, Dart, Moisés, Darlene, Bruno, Aton e Adriane. A pauta discutida foi a nova programação da rádio, uso do acervo, estrutura técnica e expediente.
Quanto à nova programação, várias sugestões de programas para a rádio foram dadas:


PROGRAMAS AO VIVO

Programas com cunho mais humorístico: Eu sei o que vocês fizeram no login passado e Fala que eu te orkuto


Entrevistas

Com os professores e estudantes de iniciação científica para falar sobre suas pesquisas

Com especialistas em temas específicos

Temas sugeridos pelos ouvintes


Programação musical


Músicas em cc, ouvir opiniões dos ouvintes a respeito de determinado gênero

Programas falando de determinados ritmos, programas especiais, utilizando músicas em cc e domínio público

Programa no estilo Bahia Singular e Plural e Programete feito no IRDEB. Apresentação do histórico da música e do ritmo, ou de um cantor ou compositor.


Amenidades : Programa Acarajé Digital - esse seria um dos programas mais livres da Rádio


Outros:

PROGRAMA A PARTIR DE SUGESTÕES - programa construído através de sugestões, seja de tema de especiais, de entrevistas, de ritmo musical, o que ocorrer. As sugestões chegariam através do blog, do email, skype, telefone e pessoalmente, na Rádio Faced

REUNIÃO DO GEC - Transmissão semanal da reunião do Gec, para registro.

DIÁRIO DE BORDO

Programa sobre O que está acontecendo no campus, agenda educacional, agenda cultural,

Programa sobre o Movimento Estudantil

Programa sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos na Faced.


PROGRAMAS GRAVADOS


Programas feitos por universidades e pelo MEC que estejam em domínio público ou disponível para download nos portais, com temas interessantes.

Programa com as radionovelas produzidas pela Rádio e produzir novas radionovelas. Foi dada a sugestão de olhar algumas radionovelas da Rádio Nacional, pensando em quem sabe fazer um programa falando sobre a trajetória do rádio, como se faz rádio hoje e como era feito antigamente.

Veicular produções do Ripe e de outros projetos dos vários grupos de pesquisa da Faced



Quanto à programação, a articulação as outras rádios web UFBA foi vista como tópico de grande importância, tendo em mente o fato de a Rádio Faced foi a primeira rádio web da UFBA e teve um papel fundamental no surgimento de todas as outras rádios web da universidade. Essa colaboração com certeza enriqueceria a programação. O envolvimento de outros grupos de pesquisa da Faced também foi colocado como meta a ser atingida, e o Geling foi um dos grupos mencionados para o trabalho com a Rádio Faced. A produção de outras disciplinas além de EDC 287 e Polêmicas Contemporâneas também foi um alvo estabelecido. Nota-se que ao pensar na nova programação pensou-se também em meios de chamar a comunidade Faced como um todo para que ela se aproprie realmente da rádio.



Quanto ao funcionamento da rádio, todos concordaram que o horários dos bolsistas e voluntários deve estar disponível da página de sua pesquisa e da Rádio, sendo que também foi sugerida a criação de um mural na Rádio e no seu site, com horários e atividades que devem ser feitas. Esse horário deve ser organizado entre bolsistas e voluntários de forma que sempre haja alguém na Rádio. O horário de 9 às 17 foi aceito como horário de expediente da rádio, horário no qual ela deve ter uma programação ativa e vibrante, que traga a comunidade Faced para se apropriar desse espaço e produzir. Foi enfatizada a necessidade de atrair os veteranos e novos alunos da Faced para que eles tomem conhecimento que há esse espaço na faculdade, ficando acordado que a Rádio Faced faria a cobertura da calourosa da Faced entrevistando os novos alunos ou montaria stand. O podcast também precisa ser atualizado para dar visibilidade ao que é feito pela Rádio Faced e viabilizar o acesso ao conhecimento produzido.

Como primeiras necessidade em termos de equipamento temos: a reativação das caixas de som para que a Rádio Faced seja ouvida nos corredores da faculdade e a aquisição de um microfone central de alta captação.



A próxima reunião foi marcada para o dia 02/03, às 13h, com o mesmo esquema de funcionamento da reunião de ontem: transmissão e participação via skype para quem não puder estar presente. Nesta reunião serão apresentados esboços dos programas sugeridos para a criação de um piloto, levantamento dos equipamentos que a rádio possui e dos que necessita adquirir, organização dos horários para fechar o expediente da rádio e apresentação do tutorial de montagem da rádio. Também será marcada a data de apresentação do funcionamento da Rádio no que se refere à questão técnica, operacional, que será feita por Aton e Bruno.


0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios