terça-feira, 3 de março de 2009

Reunião de 02/03/2009

Data: 02/03

Horário: 14:30 às 15:00h

Presentes: Géssica, Bruno, Aton, Washington, Darlene e Dart

Inicialmente tratamos da recepção dos novos alunos nesse semestre, ficando decidida a realização de uma oficina sobre SL e visita ao estúdio da Rádio para que os novos conheçam o ambiente e o funcionamento da nossa rádio web, na próxima sexta-feira, 13/03/2009. Na quarta-feira (11/03/2009) será feita a apresentação do setor de informática da Faced, mas devido ao horário nenhum bolsista da Rádio poderá comparecer. Após isso passamos para as atividades previstas para essa semana:

  • Os tutoriais sobre a conexão RCA e montagem da Rádio foram finalizados e serão divulgados em rede e disponibilizados na página da Rádio Faced.
  • A data para a apresentação da nova solução técnica da Rádio ainda não foi marcada pelo fato de os testes ainda estarem em estágio inicial, sendo apontada a necessidade de documentação de todos os testes realizados para registro e acompanhamento. A tempo, foi comentada a situação precária da sala de switch da Faced.

Quanto ao funcionamento, a caixa de som da Rádio Faced será reativada ainda essa semana e será verificada a situação da segunda caixa de som.

Quanto à programação, na próxima reunião será apresentado um esboço para a nova programação da Rádio, com a sugestão de Washington de entrarmos em contato com Augusto Matos, criador do desenho animado Ninguém, disponível no Youtube.

Atividades para o decorrer da semana:

  • Elaborar estratégias para envolver os novos alunos da Faced para que estes se apropriem da Rádio - Responsável: Bruno
  • Esboço da nova programação da Rádio - Responsável: Géssica
  • Verificar situação da segunda caixa de som (conserto ou compra de uma nova) - Responsável: Darlene
  • Testes da nova solução técnica da Rádio - Responsável: Aton

Por fim , foi marcada a data da próxima reunião, 11/03/2009, às 13:00 h

segunda-feira, 2 de março de 2009

Resultados iniciais da Pesquisa PIBIC 2008-2009

Durante esse período da pesquisa, os principais resultados obtidos foram:


A aquisição de novos conhecimentos acerca do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) e INSEER ( Incubadora do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), analisando as perspectivas que os arquivos abertos trazem para a educação, principalmente para a divulgação do conhecimento científico, e o potencial trazido pelo aumento da acessibilidade à produção acadêmica, em especial nos países como o Brasil, onde a maioria das pesquisas são financiadas com recursos públicos, sendo as universidades as principais fontes de produção científica do país. Isso facilita a criação de repositórios, uma alternativa eficiente para a comunicação científica e gestão do conhecimento, tornando-se também uma oportunidade de retorno à sociedade e da garantia do direito ao acesso à informação. No Brasil, o Scielo, biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, e o SEER,, software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica customizado pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) com base no software OJS (Open Journal Sistem), com sua incubadora (INSEER) são iniciativas pioneiras no país e têm contribuído para o acesso e produção do conhecimento científico, visto que há necessidade de acesso ao que foi produzido para o desenvolvimento de novas pesquisas. A construção de bibliotecas digitais de teses e dissertações, de iniciativa das próprias universidades também é mais uma iniciativa rumo ao uso dos repositórios, embora muitas universidades, e aqui vale lembrar da UFBA, ainda estejam em estágios iniciais.


Aprofundamento nos conhecimentos sobre Creative Commons, relacionando-o com a educação – Com a ampla possibilidade de difusão do conhecimento que as TIC trazem, torna-se cada vez mais urgente repensar os conceitos de propriedade intelectual, de direito autoral, para administrar a imensa quantidade de produções que circulam em rede e assim torná-los acessíveis a um número cada vez maior de pessoas, estimulando por sua vez a produção colaborativa e assegurando o direito fundamental à informação. Os estudos relativos a essa temática e a política de direitos autorais no Brasil têm prosseguido, tendo como base as informações da página oficial do Creative Commos Brasil e publicações oficiais, além de teóricos da área, apontando para o desenvolvimento do Movimento Creative Commos e da discussão a respeito do direito autoral na Internet, mas essa discussão muitas vezes ainda gira em torno apenas de possíveis soluções para combater a pirataria, quando na verdade se torna cada vez mais necessário analisar a quem o direito autoral da forma como está posto atualmente está beneficiando, além de uma reformulação deste para que o direito autoral garanta direitos realmente legítimos, sem tolher a liberdade de acesso ao conhecimento, que sempre é construído tendo como base o legado de outros. Essa discussão se torna de grande importância pelo fato de refletir sobre a concepção de educação e de conhecimento que estamos adotando, se o conhecimento deve ser compartilhado e acessível a todos ou deve estar restrito, sendo privilégio de alguns. Visando a difusão do conhecimento de uma forma mais democrática, o commons estimula o compartilhamento de informações, numa lógica de inteligência coletiva, onde o individual é fortalecido pela coletividade. Isso só é possível se o conhecimento produzido puder circular livremente. Licenças mais abertas também são um estímulo à produção colaborativa e à difusão do conhecimento, propiciando mais liberdade para usar o conhecimento produzido, para a escolha dos conteúdos considerados mais adequados a ser usados em sala de aula e a oportunidade de trabalhar com as diversas visões sobre os temas que serão abordados, aspectos que são essenciais se queremos uma educação de qualidade, que visa formar cidadãos críticos e atuantes, capazes de realmente transformar a sociedade em que vivem .


Aprofundamento nos conhecimentos sobre software livre, relacionando-o com a educação – Nesta etapa da pesquisa, além do estudo de softwares específicos como OJS (criação e gerenciamento de periódico eletrônico), audacity (edição de áudio) e JabRef (banco de gerenciamento de referências bibliográficas), foram estudadas algumas políticas adotadas, a exemplo do chamado Protocolo Brasília, que formaliza a adesão de formatos abertos baseados no ODF (Open Document Format) como padrão para documentos oficiais nos órgãos federais, e a publicação da norma ABNT NBR ISO/IEC 26300 - Tecnologia da informação - Formato aberto de documento para aplicações de escritório (OpenDocument) v.1.0, em vigor desde o dia 12 de junho de 2008. Também foi feito uma análise sobre o protocolo de Intenções assinado pelo Governo da Bahia e a Red Hat , empresa conhecida pelo apoio ao desenvolvimento de softwares livres, após assinar um outro protocolo de intenções com a Microsoft, maior empresa desenvolvedora de software proprietário, o que deixou claro que apesar de o governo estadual reconhecer as vantagens do uso do software livre, ainda há a carência de políticas claras no que se refere à sua implementação, políticas essas que trarão grandes benefícios à educação, como a produção colaborativa, e também uma nova lógica de construção de saberes, na qual o conhecimento nunca é tido como pronto e acabado, mas como algo a ser construído coletivamente, discutido, transformado. Os resultados alcançados possuem mais qualidade pelo fato de haver uma construção coletiva. Desta forma, os educandos passam a sentir-se autores do seu processo de formação e não consumidores passivos que têm como função assimilar as informações transmitidas, estando totalmente implicados na sua formação e refletindo sobre seu próprio processo de aprendizagem.


Aquisição de novos conhecimentos acerca do software de gerenciamento de referências bibliográficas JabRef, um banco de dados livre construído em Java – Este software foi utilizado para o cadastramento das referências bibliográficas encontradas nesta pesquisa e as referências que serão utilizadas para a monografia de conclusão de curso. A importação de referências em formato de acordo com as normas da ABNT está em andamento, bem como sua customização de acordo com as necessidades da pesquisa em andamento e do Grupo de Pesquisa.


Escrita da monografia de conclusão de curso – A escrita da monografia de conclusão de curso, que tem como objeto de pesquisa a Rádio Faced Web, rádio web da Faculdade de Educação da UFBA, já está em andamento, com levantamento bibliográfico inicial concluído e registrado no software de referenciamento JabRef e dois capítulos com a versão inicial em andamento.


Divulgação e participação nos Movimentos Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres – No último Seminário Estudantil de Pesquisa foram divulgados os resultados da pesquisa Tecnologias livres, a construção do commons e a educação, financiada pelo CNPq, sob orientação do professor Nelson De Luca Pretto, realizada no período 2007-2008, que tratava dos benefícios do uso de tecnologias livres e do licenciamento criativo para a educação. Quanto à pesquisa atual, a oficina "Técnicas de Rádio – Operação, Gravação e Edição" realizada no Seminário Comunicador Comunitário - Rádio, Formação Cidadã e Desenvolvimento Local, foi uma oportunidade de divulgar a filosofia do software livre e os conhecimentos adquiridos a respeito do uso de software audacity em rádios web para gravação e edição de conteúdos.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Rádio Faced bombando!!! - Relatório da Reunião de 17/02/2009

A reunião teve início às 15:22. Estavam presentes Géssica, Sérgio, Anderson, Washington, Dart, Moisés, Darlene, Bruno, Aton e Adriane. A pauta discutida foi a nova programação da rádio, uso do acervo, estrutura técnica e expediente.
Quanto à nova programação, várias sugestões de programas para a rádio foram dadas:


PROGRAMAS AO VIVO

Programas com cunho mais humorístico: Eu sei o que vocês fizeram no login passado e Fala que eu te orkuto


Entrevistas

Com os professores e estudantes de iniciação científica para falar sobre suas pesquisas

Com especialistas em temas específicos

Temas sugeridos pelos ouvintes


Programação musical


Músicas em cc, ouvir opiniões dos ouvintes a respeito de determinado gênero

Programas falando de determinados ritmos, programas especiais, utilizando músicas em cc e domínio público

Programa no estilo Bahia Singular e Plural e Programete feito no IRDEB. Apresentação do histórico da música e do ritmo, ou de um cantor ou compositor.


Amenidades : Programa Acarajé Digital - esse seria um dos programas mais livres da Rádio


Outros:

PROGRAMA A PARTIR DE SUGESTÕES - programa construído através de sugestões, seja de tema de especiais, de entrevistas, de ritmo musical, o que ocorrer. As sugestões chegariam através do blog, do email, skype, telefone e pessoalmente, na Rádio Faced

REUNIÃO DO GEC - Transmissão semanal da reunião do Gec, para registro.

DIÁRIO DE BORDO

Programa sobre O que está acontecendo no campus, agenda educacional, agenda cultural,

Programa sobre o Movimento Estudantil

Programa sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos na Faced.


PROGRAMAS GRAVADOS


Programas feitos por universidades e pelo MEC que estejam em domínio público ou disponível para download nos portais, com temas interessantes.

Programa com as radionovelas produzidas pela Rádio e produzir novas radionovelas. Foi dada a sugestão de olhar algumas radionovelas da Rádio Nacional, pensando em quem sabe fazer um programa falando sobre a trajetória do rádio, como se faz rádio hoje e como era feito antigamente.

Veicular produções do Ripe e de outros projetos dos vários grupos de pesquisa da Faced



Quanto à programação, a articulação as outras rádios web UFBA foi vista como tópico de grande importância, tendo em mente o fato de a Rádio Faced foi a primeira rádio web da UFBA e teve um papel fundamental no surgimento de todas as outras rádios web da universidade. Essa colaboração com certeza enriqueceria a programação. O envolvimento de outros grupos de pesquisa da Faced também foi colocado como meta a ser atingida, e o Geling foi um dos grupos mencionados para o trabalho com a Rádio Faced. A produção de outras disciplinas além de EDC 287 e Polêmicas Contemporâneas também foi um alvo estabelecido. Nota-se que ao pensar na nova programação pensou-se também em meios de chamar a comunidade Faced como um todo para que ela se aproprie realmente da rádio.



Quanto ao funcionamento da rádio, todos concordaram que o horários dos bolsistas e voluntários deve estar disponível da página de sua pesquisa e da Rádio, sendo que também foi sugerida a criação de um mural na Rádio e no seu site, com horários e atividades que devem ser feitas. Esse horário deve ser organizado entre bolsistas e voluntários de forma que sempre haja alguém na Rádio. O horário de 9 às 17 foi aceito como horário de expediente da rádio, horário no qual ela deve ter uma programação ativa e vibrante, que traga a comunidade Faced para se apropriar desse espaço e produzir. Foi enfatizada a necessidade de atrair os veteranos e novos alunos da Faced para que eles tomem conhecimento que há esse espaço na faculdade, ficando acordado que a Rádio Faced faria a cobertura da calourosa da Faced entrevistando os novos alunos ou montaria stand. O podcast também precisa ser atualizado para dar visibilidade ao que é feito pela Rádio Faced e viabilizar o acesso ao conhecimento produzido.

Como primeiras necessidade em termos de equipamento temos: a reativação das caixas de som para que a Rádio Faced seja ouvida nos corredores da faculdade e a aquisição de um microfone central de alta captação.



A próxima reunião foi marcada para o dia 02/03, às 13h, com o mesmo esquema de funcionamento da reunião de ontem: transmissão e participação via skype para quem não puder estar presente. Nesta reunião serão apresentados esboços dos programas sugeridos para a criação de um piloto, levantamento dos equipamentos que a rádio possui e dos que necessita adquirir, organização dos horários para fechar o expediente da rádio e apresentação do tutorial de montagem da rádio. Também será marcada a data de apresentação do funcionamento da Rádio no que se refere à questão técnica, operacional, que será feita por Aton e Bruno.


terça-feira, 11 de novembro de 2008

SEMPPG/SEMEP


Nos dias 12 a 14 de novembro acontecerá o IX SEMPPG e XXVII SEMEP. No dia 13 acontecerá a apresentação das pesquisas dos estudantes de iniciação científica do GEC. Programação completa.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

JabRef


Depois de várias tentativas, finalmente estou conseguindo usar o JabRef, que tem se mostrado um banco de dados eficiente. Meu principal problema era como conseguir exportar as referências no formato ABNT. Há pouco tempo, encontrei uma versão customizada do Jabref desenvolvida pelo grupo NUMA -Núcleo de Manufatura Avançada e Biblioteca EESC -USP. Site para download .O arquivo compactado já vem com manual de instalação e uso em português. Encontrei essa versão através de uma apresentação de slides muito interessante sobre o Jabref, feita por um dos pesquisadores do NUMA, Maicon Gouvêa de Oliveira.
Meu atual desafio é conseguir configurar o Jabref de forma que as exportações em formato ABNT sigam exatamente as regras atuais, incluindo as normas no que se refere a documentos eletrônicos. Alguns ajustes precisam ser feitos mas acho que estamos bem próximos de uma configuração que atenda a todas as necessidades apresentadas.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cobertura do SIEPE


Nos dias 04 a 07/11 a Rádio Faced Web fará a cobertura do I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faced/UFBA, com o tema: FACED - a que será que se destina? . A transmissão completa pode ser acompanhada pelo site da Rádio Faced Web. A programação completa está disponível na página do evento.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Em breve - Novidades

Em breve, algumas reflexões sobre arquivos abertos e sobre o SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas).

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios